sexta-feira, 17 de maio de 2013

Absinto: A Fada Verde


Absinto, também chamado por ''fada verde'' é uma das bebidas destilada com maior teor alcoólico existente, mas acontece que não é só o álcool que faz a bebida ser tão famosa. Sua composição de ervas, em especial a Artemisia absinthium, como é conhecida no Brasil tem efeitos colaterais pesados e o abuso pode causar convulsões, alucinações e surtos psicóticos, além de danos cerebrais permanentes (o que explicaria as loucuras do pintor Van Gogh).




O quantidade de álcool no Absinto é muito alta, dependendo da versão, vai de 45% até 89,9 (e eu que achava a 51 forte rs). Sua venda é terminantemente proibida em terras brasileiras (somente a versão ordinaire com graduação em torno de 45% é liberada). O motivo da proibição seria a presença da erva Artemisia absinthium na composição do produto, essa contém Tujona, substância que causa danos cerebrais graves e induz a pessoa a criminalidade ou agressividade compulsiva.


O famoso pintor Van Gogh cortou suas próprias orelha sob efeito da fada verde, pra você ter noção do quanto a bebida pode afetar sua cuca.

Tujona pra quem não sabe é uma substância psicoativa parecida com o THC (substância da maconha que deixa doidão) e é encontrada em várias ervas e vegetais, mas com mais intensidade nas folhas de absinto. Esta substância altera a percepção sensorial, ativando a região criativa do cérebro. Porém causa alucinações, hiperatividade, tremores e fraqueza muscular. Mas o mais importante para nós é saber que a quantidade de tujona que sobrevive a destilação é insignificante para causar sérios problemas. Sim, o absinto muda sua percepção devido a mistura de tujona com o álcool. Porém amigos bebedores de absinto fiquem calmos. Mais fácil vocês visitarem o hospital mais próximo com coma alcoólico do que ficarem malucões de tujona. Portanto galera, bebam com moderação!



Nenhum comentário: